O progresso tecnológico é uma constante na trajetória do ser humano, e existe até mesmo um termo que designa as novas realidades provenientes do avanço técnico, chamado Transformação Digital.
A transformação vai além de novas técnicas, métodos e máquinas que devem ser compreendidas e utilizadas com excelência.
Junto com as novas tecnologias vem as novas realidades produzidas por elas.
Na Primeira Revolução Industrial, no século XIX, a locomotiva a vapor foi a grande catalisadora de uma série de desenvolvimentos posteriores.
Posteriormente, a humanidade continua investindo em evolução tecnológica e alterando a vida no planeta Terra durante o processo.
Prossiga a leitura para conhecer os principais pontos da Transformação Digital, incluindo a experiência do cliente (UX), estratégias de marketing digital e investimento em segurança cibernética.
O embasamento da Transformação Digital
Há pelo menos 5 pilares centrais para o fenômeno da Transformação Digital. Eles indicam os aspectos priorizados na nova realidade social, política e econômica.
São eles:
- Experiência do cliente;
- Competição.
- Dados;
- Inovação;
- Valor.
Sendo assim, acompanhe os tópicos a seguir e conheça cada um deles.
Experiência do cliente
Com a ascensão da internet como meio de consumo, as empresas passaram a valorizar ainda mais a experiência do cliente.
É por isso que na atualidade as estratégias de inbound marketing buscam personalizar cada vez mais o atendimento.
Empreendimentos que investem em posicionamentos mais próximos ao público ganham credibilidade e confiança.
Isso envolve desde o uso de redes sociais até o atendimento presencial.
Competição
O meio digital tem uma vastidão de oportunidades raramente vista em outros meios de comunicação. Portanto, a competição entre empresas nesse ambiente se altera.
A conquista de públicos massivos tornou-se menos mandatária. Em seu lugar, a valorização de nichos de consumo passou a ditar as regras.
Quando você se depara com um anúncio do Twitter Ads, por exemplo, tenha certeza de que seus dados foram levados em consideração para segmentar a campanha.
Esse fator destaca a importância de se ter estratégias digitais avançadas. A segmentação e o acompanhamento das tendências determinam o sucesso de uma empresa na internet.
Dados
Antes de mais nada, dados são as matérias-primas do posicionamento digital. São as bases para o aprimoramento e apuração de estratégias diversas.
O volume de dados produzidos todos os dias na internet está aumentando em uma velocidade vertiginosa.
Por isso, nos últimos tempos começou a se falar mais seriamente sobre as técnicas de Big Data, métodos usados para lidar com números de dados altamente expressivos.
Lidar, nesse caso, significa transformar dados descontextualizados em informações com poder de guiar ações específicas, como anunciar no Google Ads.
O ponto é que os perfis de clientes tendem a variar entre si. As empresas têm que trabalhar para identificar essas variações e poderem atender a todos com igual qualidade.
Portanto, dados como pesquisas mais populares, e-mail, nome e padrões de comportamento são determinantes.
Inovação
Inovar é o que mantém uma empresa em evidência: a elaboração de novos métodos de atendimento, produção e marketing.
Em outras palavras, estamos falando da melhoria em etapas operacionais, a otimização de resultados a curto e longo prazo e a busca de soluções tecnológicas para atender melhor ao público.
Valor
Toda empresa representa um valor para quem a acompanha, esse valor se altera à medida que o tempo passa.
Sendo assim, o que fazia sentido para as pessoas em 2000 pode não fazer sentido em 2021.
As necessidades, interesses e preocupações se alteram no decorrer das décadas. Atualmente, por exemplo, os posicionamentos ecológicos são muito mais valorizados do que antes.
Contudo, cabe ao empreendimento acompanhar as novas tendências e se adaptar a elas.
A importância da segurança cibernética
O uso de novas tecnologias é uma constante na Transformação Digital, como foi indicado nos tópicos acima.
A utilização de ferramentas como big data e computação em nuvem trazem inúmeras vantagens, mas há ao menos uma desvantagem: a possibilidade de ficar vulnerável a ataques cibernéticos.
Então, a segurança cibernética é uma pauta cada vez mais necessária a todos os tipos de empreendimentos.
Ela consiste na prevenção e recuperação de ataques cibernéticos realizados por criminosos especializados em ameaças digitais.
O foco desses ataques é roubar dados, um perigo gravíssimo visto que as empresas armazenam uma infinidade de informações sobre os clientes.
Conte sempre com o auxílio de especialistas em Tecnologia da Informação para manter a empresa a salvo desse tipo de crime.
Portanto, a transformação digital é sinônimo de progresso e evolução. As novas tecnologias vem para melhorar a experiência do usuário e dar forma a novos métodos de marketing.
*Artigo enviado pela Ideal Marketing, empresa especializada em plataformas de automação de Marketing.
Artigos Relacionados