Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos
Search
Close this search box.

Tornando visíveis as competências do profissional de TI

Picture of Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 28 de fevereiro de 2014

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

TI é uma profissão relativamente jovem que está em constante mudança com as novas tecnologias. O profissional de TI não pode se acomodar, pois sua função toma-se cada vez mais exigente: ele deve não somente lidar com novos hardwares e softwares. mas também com mudanças ainda maiores como consequência de Cloud e Big Data, ao mesmo tempo em que deve considerar o risco e aspectos de segurança e ainda trabalhar o mais “verde” possível .

Seu trabalho não é o mesmo do ano passado e mudará ainda mais nos próximos anos.

Mas ao mesmo tempo em que você está aprendendo e evoluindo no seu trabalho e adicionando novas habilidades, a sua função no papel (job description) muitas vezes não muda.

O que dizer sobre essas novas habilidades e competências? Diversos estudos no passado mostram o seguinte: Oferta e demanda das competências de TI estão desbalanceadas.

Competências de profissionais de TI não são transparentes e portanto, não são comparáveis. Existe urna confusão sobre o que é exigido de um profissional de TI. Existe uma confusão sobre valores, experiência e treinamento desse profissional.

Porque TI é uma profissão jovem, ainda não existe um padrão como existe para advogados, contadores e médicos. Ou existe? Há poucos anos, um rainework Europeu está disponível para visualizar as competências de TI.

Esse e-Competence Framework (e-CF) é um framework independente de referência contemplando 36 competências de TI e tornou-se um padrão internacional para framework de competências utilizado em todos os setores da indústria por usuários e provedores de TI, setor público, educacional e parceiros sociais em toda a Europa.

O objetivo é oferecer ao mercado um conjunto de e-Competences completo e genérico, que pode ser usado em diferentes ambientes de negócios de TI.
Segundo União Européia. CEN – Comitê de Normalização Europeu — esse framework foi desenvolvido em colaboração com muitas instituições Européias: empresas, educadores. indústrias, governos. institutos de pesquisa e institutos de exames. A Van Haren Publishing lançou o livro de bolso sobre e-CF com o prefácio de Bernd Taselaar.

GEO do EXIN. Com o e-CF, estabelece-se uma linguagem comum. Isso torna mais fácil alinhar as competências disponiveis e demandadas.


Não perca tempo: Conheça o Top 10 das Certificações de TI


Curriculos tradicionais ou baseados em demandas empresariais e programas de qualificação podem coexistir com o e-CF. Mas cruzando todos eles com o e-CF as competências são comparáveis e um melhor ajuste será possivel num contexto internacional.

Mapeando certificados dos provedores de treinamento contra o e-CF. Mas o que dizer sobre treinamentos e exames e todas as certificações? Existem inúmeras! Como compara-las? O que você precisa, em qual nível? Como co-relacionar todos estes treinamentos ao e-CF? E exatamente aqui que o projeto eSkills Quality Label se encaixa.

Neste projeto o EXIN e a Empirica investigam as possibilidades de identificar centenas de certificados que o mundo da TI conhece e se é possivel desenvolver um selo de qualidade para treinamentos e certificações cujos resultados podem ser mensuráveis dentro do e-CF. Como parte deste estudo um protótipo do Landscape

Service foi desenvolvido com a informação do e-CF, perfis de TI e certificações eSkills. Uma ferramenta da auto avaliação pode ser encontrada neste website que tem como objetivo familiarizar os usuários em seu desenvolvimento profissional. baseado em um perfil e-CF pessoal d. O eSkills Quality Label ajudará você a “Encontrar seu caminho na selva de eSkills relacionados às funções profissionais, competências e certificações.”

Mensurando competências de TI dos profissionais de TI. Descrever habilidades e certificados fornecerá clareza na selva de TI, mas como você objetivamente mede as competências do profissional de TI? Esse é o próximo passo do trabalho realizado pelo EXIN: e computenue Assessfl1er.

Através da avaliação e de um conjunto de critérios objetivos, determina-se quais competências do e-CF um profissional de TI tem e em qual nivel. Um board de revisão foi estabelecido com representantes do governo, educação e organizações corporativas. Os membros trabalham atualmente no desenvolvimento do método de avaliação objetivo.

Os primeiros resultados são esperados para 03-2013. Bernd Taselaar. CE0 do EXIN: ‘Como um instituto de credenciamento e certificação independente. o EXIN suporta o e-CF. O EXIN é a instituição apropriada que pode fazer as competências e-CF mensuráveis. Nos conhecemos o mercado, os profissionais de TI e estamos aptos a desenvolver exames e validar competências.”


Gostou do Artigo? Leia também:

As 10 melhores dicas para você entrar no mercado de TI

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *