A digitalização vem revolucionando grande parte das indústrias e servindo para que elas inovem, experimentem e produzam habilidades com ainda mais rapidez.
Entretanto, o ato de querer aprimorar a velocidade não é apenas um querer das empresas: já se tornou algo necessário para a sobrevivência delas. Uma abordagem mais flexível e prática para a entrega de software deve ser adotada para reduzir obstáculos.
Por isso, a cultura DevOps é uma solução incrível. Você sabe o que isso significa? Entenda isso agora mesmo, juntamente com os benefícios desse método.
O que é cultura DevOps?
Em primeiro lugar, podemos definir o DevOps como uma combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que tem como objetivo aumentar a capacidade de uma organização em distribuir serviços e aplicativos em alta velocidade.
Dessa forma, é possível otimizar e aprimorar os produtos em um ritmo ainda mais acelerado se formos comparar com empresas que ainda usam processos tradicionais de desenvolvimento de software e gestão de infraestrutura.
Assim, em sua essência, uma cultura DevOps envolve uma colaboração mais próxima e uma responsabilidade compartilhada entre o desenvolvimento e as operações para os produtos que eles criam a mantêm.
Isso serve como auxílio para as empresas para que elas alinhem o pessoal, os processos e as ferramentas em direção a um foco mais unificado no cliente.
Além disso, a cultura DevOps envolve o cultivo de equipes multidisciplinares que se responsabilizam pelo ciclo de vida inteiro de um produto.
No centro da cultura DevOps está o aumento da transparência, da colaboração e comunicação entre as equipes. No entanto, é preciso que certas mudanças culturais aconteçam para aproximar tais equipes – e o DevOps enfatiza o aprendizado e melhorias contínuas, principalmente através da autonomia da equipe, empatia, feedback rápido e confiança entre as pessoas.
Por conta disso, as equipes de desenvolvimento e operações podem colaborar de forma eficaz quando tomam decisões e implementam mudanças sem passar por um processo de aprovação longo e complicado.
Portanto, com o DevOps essas equipes não ficam separadas e, às vezes, podem-se combinar em uma só.
Conheça também os 5 principais erros na prática DevOps e como evitá-los!
Benefícios da Cultura DevOps
Enfim, podemos citar alguns benefícios interessantes para as empresas que adotam uma cultura DevOps:
Melhor colaboração
Ao contrário das abordagens tradicionais que demoram para resolver conflitos entre departamentos, a adoção do DevOps promove um trabalho em uníssono entre as equipes, colaborando para que elas alcancem um objetivo comum.
Ainda, há um nível maior de confiança entre as equipes, o que permite mais experimentação e inovação.
Mais eficiência
Automação é uma parte integrante do método DevOps e toda a equipe se torna mais eficiente se usar essas ferramentas. Outra parte essencial do DevOps é liberar a equipe de tarefas repetitivas e redundantes.
Por meio da automação, até mesmo uma tarefa tediosa é possível tratar com relativa facilidade. Ela é muito mais eficiente do que outras abordagens porque possui na manga várias ferramentas diferentes que tornam o trabalho muito mais fácil.
Ou seja, a abordagem DevOps se concentra em um fluxo de trabalho de entrega contínua que auxilia no lançamento do software mais rápido do que antes.
Poucas falhas e erros
De acordo com relatórios, organizações que adotam a cultura DevOps têm 60 vezes menos falhas do que aquelas que não implementam esse método.
Os desenvolvedores DevOps procuram erros enquanto ainda escrevem o código, eliminando-os assim que os encontram para economizar tempo e esforço.
Portanto, essa abordagem garante menos tempo para implementação de novos recursos e software, ao mesmo tempo que tem mais rapidez na procura por quaisquer erros e falhas e reparos antes do lançamento da próxima versão do software.
Inovação mais rápida
As empresas que inovam rapidamente ficam à frente dos concorrentes.
Logo, a adoção da cultura DevOps permite que as organizações resolvam os problemas gradativamente e passo a passo, com ciclos de entrega mais curtos. Ao mesmo tempo, os novos recursos adicionais são adequados e livres de erros.
Tempo de recuperação também mais rápido
Com a abordagem DevOps, as equipes de desenvolvimento podem oferecer um número limitado de recursos em cada iteração. Caso ocorra uma falha ou erro, o culpado mais provável seria o conjunto de recursos mais recente.
Uma vez que a equipe sabe onde os erros são mais prováveis de serem encontrados, ela será capaz de corrigi-los com maior rapidez.
Com isso, os tempos de recuperação são muito mais ágeis, pois existe uma única equipe responsável pelo novo conjunto de recursos.
Saiba ainda a relação do DevOps com a segurança de sua empresa!
Independentemente do tamanho de sua empresa, cada uma tem muito a ganhar com a adoção de cultura DevOps. Não é um processo fácil – é desafiador mudar de um desenvolvimento de software tradicional para ele, mas quando realiza-se da maneira correta, as recompensas são altas e as mudanças são muito significativas.
Leia os outros textos do blog para se inteirar em outros assuntos importantes para sua organização.
Artigos Relacionados
Uma resposta